As flores dirigem sua corola para o sol: uma reflexão sobre o cânone, a leitura e o ensino da literatura
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v21i2.286Palavras-chave:
Estudos Literários, Estudos Culturais, Cânone, Leitor, LeituraResumo
RESUMO: Trata-se, primeiramente, de uma reflexão sobre os percalços que envolvem a aceitação ou a recusa do cânone no âmbito dos Estudos Literários e Culturais, os quais, pode-se afirmar, deflagraram uma crise nesses domínios. Na sequência, procurou-se abordar o status do leitor a partir de dados disponibilizados por pesquisas como Retratos da Leitura – 4ª. Edição, do Instituto Pró-Livro, e a sondagem realizada pelo mesmo instituto em parceria com o Itaú Cultural, cujo objetivo fora traçar o perfil dos frequentadores da Bienal’19 e da FLUP’19, ambas ocorridas no Rio de Janeiro. No caso, utilizou-se este perfil do leitor extramuros para posicionar o aluno-leitor que adentra a universidade. A partir desses dados, comentou-se a postura, até certo ponto refratária, do ensino da literatura nas escolas, concluindo por uma terceira via em que ambos, os Estudos Literários e Culturais, se irmanados na abordagem de um mesmo objeto, o texto, corroboram para a resiliência das Letras.
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SITES CONSULTADOS:
Instituto Pró-Livro/Itaú Cultural
Instituto Pró-Livro, Retratos da Leitura – 4ª. Edição
Reportagem d’O Estado de São Paulo mencionada no corpo do artigo
Nota: Inclui-se dois ou três autores não citados ao longo do livro, mas que foram lidos para a sua produção.
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