As flores dirigem sua corola para o sol: uma reflexão sobre o cânone, a leitura e o ensino da literatura

Autores

  • Dirceu Magri Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v21i2.286

Palavras-chave:

Estudos Literários, Estudos Culturais, Cânone, Leitor, Leitura

Resumo

RESUMO: Trata-se, primeiramente, de uma reflexão sobre os percalços que envolvem a aceitação ou a recusa do cânone no âmbito dos Estudos Literários e Culturais, os quais, pode-se afirmar, deflagraram uma crise nesses domínios. Na sequência, procurou-se abordar o status do leitor a partir de dados disponibilizados por pesquisas como Retratos da Leitura – 4ª. Edição, do Instituto Pró-Livro, e a sondagem realizada pelo mesmo instituto em parceria com o Itaú Cultural, cujo objetivo fora traçar o perfil dos frequentadores da Bienal’19 e da FLUP’19, ambas ocorridas no Rio de Janeiro. No caso, utilizou-se este perfil do leitor extramuros para posicionar o aluno-leitor que adentra a universidade. A partir desses dados, comentou-se a postura, até certo ponto refratária, do ensino da literatura nas escolas, concluindo por uma terceira via em que ambos, os Estudos Literários e Culturais, se irmanados na abordagem de um mesmo objeto, o texto, corroboram para a resiliência das Letras.

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SITES CONSULTADOS:

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Instituto Pró-Livro, Retratos da Leitura – 4ª. Edição

http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2016/10/Retratos_da_Leitura_2016_apresenta%C3%A7%C3%A3o_lan%C3%A7amento_16-05_v2.pdf

Reportagem d’O Estado de São Paulo mencionada no corpo do artigo

https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,j-k-rowling-e-a-autora-mais-citada-na-bienal-do-rio-djamila-ribeiro-na-flup-diz-nova-pesquisa,70003078388

Nota: Inclui-se dois ou três autores não citados ao longo do livro, mas que foram lidos para a sua produção.

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Publicado

2022-02-24

Como Citar

Magri, D. (2022). As flores dirigem sua corola para o sol: uma reflexão sobre o cânone, a leitura e o ensino da literatura. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 21(2), 126–148. https://doi.org/10.47677/gluks.v21i2.286