As flores dirigem sua corola para o sol: uma reflexão sobre o cânone, a leitura e o ensino da literatura
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v21i2.286Keywords:
Estudos Literários, Estudos Culturais, Cânone, Leitor, LeituraAbstract
RESUMO: Trata-se, primeiramente, de uma reflexão sobre os percalços que envolvem a aceitação ou a recusa do cânone no âmbito dos Estudos Literários e Culturais, os quais, pode-se afirmar, deflagraram uma crise nesses domínios. Na sequência, procurou-se abordar o status do leitor a partir de dados disponibilizados por pesquisas como Retratos da Leitura – 4ª. Edição, do Instituto Pró-Livro, e a sondagem realizada pelo mesmo instituto em parceria com o Itaú Cultural, cujo objetivo fora traçar o perfil dos frequentadores da Bienal’19 e da FLUP’19, ambas ocorridas no Rio de Janeiro. No caso, utilizou-se este perfil do leitor extramuros para posicionar o aluno-leitor que adentra a universidade. A partir desses dados, comentou-se a postura, até certo ponto refratária, do ensino da literatura nas escolas, concluindo por uma terceira via em que ambos, os Estudos Literários e Culturais, se irmanados na abordagem de um mesmo objeto, o texto, corroboram para a resiliência das Letras.
References
BARTHES, Roland. Essais critiques. Paris: Éditions du Seuil, 1981.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. 8ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012 – (Obras escolhidas v. 1)
BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
BOURGET, Paul. O ensaio crítico em França. In: Estudos literários. São Paulo; Rio de Janeiro; Porto Alegre: W.M. Jackson Inc., 1965. (Clássicos Jackson).
CALVINO, Italo. Perché leggere i classici. Milano: Arnoldo Mondadori Editore S.p.A., 2012.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. v. 1. 6a ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2000.
COMPAGNON, Antoine. Le démon de la théorie.: littératute et sens commun. Paris: Éditions du Seuil, 1998. Collection Points-Essais.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DE STAËL, Madame. Oeuvres complètes de Madame la Baronne de Staël-Holstein, v. 1. De la littérature. Paris: Firmin Didot Frères, libraires-éditeurs, 1844.
DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elisabeth. De quoi demain... Paris: Fayard; Galilée, 2001.
H. STEVENS, Anne. Literary theory and criticism: an introduction. Peterborough: Broadview Press, 2015
ECO, Umberto. Sulla letteratura. Milano: Bompiani; RCS Libri S.p.A, 2016.
MOSER, W. Estudos literários, estudos culturais: reposicionamentos. Literatura e Sociedade, v. 3, n. 3, p. 62-76, 4 dez. 1998.
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução de Antonio Carlos Braga. São Paulo: Editora escala, s/d.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
PROUST, Marcel. Le Temps retrouvé. Texte établi sous la direction de jean-Yves Tadié. Paris : Éditions Gallimard, 1999. Collection Quarto Gallimard.
STEINER, Georges. Nenhuma paixão desperdiçada. Tradução de Maria Alice Máximo. Rio de Janeiro: Record, 2001.
TODOROV, Tzvetan. La Littérature en péril. Paris: Flammarion, 2016. Collection café Voltaire.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
SITES CONSULTADOS:
Instituto Pró-Livro/Itaú Cultural
Instituto Pró-Livro, Retratos da Leitura – 4ª. Edição
Reportagem d’O Estado de São Paulo mencionada no corpo do artigo
Nota: Inclui-se dois ou três autores não citados ao longo do livro, mas que foram lidos para a sua produção.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.