A intersecção entre emoção e cognição na formação de professores de línguas

UMA PERSPECTIVA VYGOTSKIANA

Autores

  • Adriana Kuerten Dellagnelo UFSC
  • Matheus André Agnoletto UFSC

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.410

Palavras-chave:

formação de professores, cognição, emoção, perezhivanie, método genético.

Resumo

O presente artigo discute a intersecção entre cognição, emoção e o conceito de perezhivanie na compreensão da experiência humana, particularmente no que respeita à aprendizagem para o ensino de línguas, com base nas teorias de Lev Vygotsky. Exploramos como a cognição e a emoção estão estreitamente ligadas, influenciando a forma como percebemos e respondemos ao mundo ao nosso redor. Nesse sentido, abordamos a perezhivanie como um prisma por meio do qual o indivíduo refrata – emocional e cognitivamente – as suas experiências no plano social, de modo a influenciar o seu desenvolvimento. Diante disso, examinamos de que forma a teoria sociocultural de base vygotskiana pode ser aplicada de maneira prática na formação de professores. Para tanto, explicitamos brevemente o método genético proposto pelo autor, por tratar-se da abordagem de pesquisa e análise que, sob sua ótica, é capaz de compreender o desenvolvimento humano e assim investigar como as funções psicológicas superiores se desenvolvem ao longo do tempo, haja vista tratar-se de uma abordagem que estuda a origem e o desenvolvimento dessas funções em seu processo de evolução e mudança.

Biografia do Autor

Matheus André Agnoletto, UFSC

Adriana - Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Letras/Inglês e Literatura correspondente, na área de concentração ‘Língua Inglesa e Linguística Aplicada’, Professora Titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários (PPGI) da UFSC, adrianak@cce.ufsc.br 

Matheus - Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (UFSC), subcoordenador pedagógico dos Cursos Extracurriculares de Inglês (UFSC), matth.ufsc@gmail.com 

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Kuerten Dellagnelo, A., & Agnoletto, M. A. (2024). A intersecção entre emoção e cognição na formação de professores de línguas: UMA PERSPECTIVA VYGOTSKIANA. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 23(3), 79–97. https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.410