A intersecção entre emoção e cognição na formação de professores de línguas
UMA PERSPECTIVA VYGOTSKIANA
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.410Palavras-chave:
formação de professores, cognição, emoção, perezhivanie, método genético.Resumo
O presente artigo discute a intersecção entre cognição, emoção e o conceito de perezhivanie na compreensão da experiência humana, particularmente no que respeita à aprendizagem para o ensino de línguas, com base nas teorias de Lev Vygotsky. Exploramos como a cognição e a emoção estão estreitamente ligadas, influenciando a forma como percebemos e respondemos ao mundo ao nosso redor. Nesse sentido, abordamos a perezhivanie como um prisma por meio do qual o indivíduo refrata – emocional e cognitivamente – as suas experiências no plano social, de modo a influenciar o seu desenvolvimento. Diante disso, examinamos de que forma a teoria sociocultural de base vygotskiana pode ser aplicada de maneira prática na formação de professores. Para tanto, explicitamos brevemente o método genético proposto pelo autor, por tratar-se da abordagem de pesquisa e análise que, sob sua ótica, é capaz de compreender o desenvolvimento humano e assim investigar como as funções psicológicas superiores se desenvolvem ao longo do tempo, haja vista tratar-se de uma abordagem que estuda a origem e o desenvolvimento dessas funções em seu processo de evolução e mudança.
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