A voz da juventude nos interstícios narrativos
uma análise do discurso a partir do projeto outros olhares
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v19i1.127Keywords:
Adolescentes. Discurso. Leitura na escola. Narrativas literárias.Abstract
Este estudo, com base em Candido (1994) e Larrosa (2003), discute a importância da narrativa literária na constituição do sujeito e apresenta um projeto de leitura, realizado com alunos de Ensino Médio em uma escola comunitária gaúcha, como objeto de análise. Pretende-se, em uma perspectiva discursiva e com base em Bakhtin (2006, 2010, 2011), analisar um roteiro e um curta-metragem produzido a partir da leitura de contos de Machado de Assis e, por meio deles, pretende-se averiguar a posição axiológica dos adolescentes, seu olhar sobre si e o outro, seus hábitos culturais, seus posicionamentos ideológico-políticos, seus traços identitários, seus sonhos e utopias.
References
______. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1989.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001
BENJAMIN, W. Erzählen: Schriften zur Theorie der Narration und zur literarischen Prosa. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2007.
BEZERRA, P.. Polifonia. In: BRAIT, B.. (org.) Bakhtin: conceitos-chave. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2012, p. 191-200.
BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artmed, 1997.
CANDIDO, A. Vários escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FARACO, C. A.. Autor e Autoria. In: BRAIT, Beth. (org.) Bakhtin: conceitos- -chave. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2012, p. 37-60.
ISER, W. A interação do texto com o leitor. In: JAUSS, H.R. et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 83-132.
______. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Tradução de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: UERJ, 1996.
______. A indeterminação e a resposta do leitor na prosa de ficção. Tradução de Maria Angela Aguiar. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS – Série Traduções, Porto Alegre, v. 3, n. 2, mar. 1999.
JAUSS, H. R.A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
LARROSA, J. La experiência de la lectura: estudos sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.
SEARLE, J. R. O estatuto lógico do discurso ficcional. In: _______. Expressão e significado: estudo das teorias dos atos da fala. Tradução de Ana Cecília G. A. de Camargo e Ana Luiza Marcondes Garcia. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.