A voz da juventude nos interstícios narrativos
uma análise do discurso a partir do projeto outros olhares
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v19i1.127Palavras-chave:
Adolescentes. Discurso. Leitura na escola. Narrativas literárias.Resumo
Este estudo, com base em Candido (1994) e Larrosa (2003), discute a importância da narrativa literária na constituição do sujeito e apresenta um projeto de leitura, realizado com alunos de Ensino Médio em uma escola comunitária gaúcha, como objeto de análise. Pretende-se, em uma perspectiva discursiva e com base em Bakhtin (2006, 2010, 2011), analisar um roteiro e um curta-metragem produzido a partir da leitura de contos de Machado de Assis e, por meio deles, pretende-se averiguar a posição axiológica dos adolescentes, seu olhar sobre si e o outro, seus hábitos culturais, seus posicionamentos ideológico-políticos, seus traços identitários, seus sonhos e utopias.
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