Análise do discurso e formação de professores de português como língua de acolhimento

Autores

  • Edmundo Gasparini UFSJ
  • Hiago Higor de Lima

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.169

Palavras-chave:

Português Língua de Acolhimento, Formação de Professores, Análise do Discurso, Decolonialidade

Resumo

Neste ensaio, abordamos elementos da Análise do Discurso que podem contribuir para uma perspectiva crítica e decolonial na formação de professores de português como língua de acolhimento (PLAc). Procuramos dar destaque ao que há de discursivo no “acolhimento” aos deslocados forçados no âmbito do ensino e da aprendizagem de PLAc e, nessa direção, discutimos o discurso da falta (DINIZ; NEVES, 2018) e o discurso da obrigatoriedade da aprendizagem do português (LOPEZ, 2018). A retomada de elementos teóricos provenientes da Análise do Discurso possibilitou-nos identificar, em ambos os discursos, efeitos de sentido do discurso pedagógico (ORLANDI, 1996), no âmbito do qual se promove um “esmagamento do outro” em função de imagens socialmente cristalizadas do professor e do aluno. Vislumbramos a possibilidade de resistência e deslocamento em relação a ambos os discursos na medida em que, em oposição ao discurso pedagógico, se promova uma relação mais conflituosa entre professor de PLAc e aprendiz, a partir da qual se dá voz aos alunos e se garante a eles a possibilidade de discordância. Tal possibilidade de resistência e deslocamento, elaborada a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, é um elemento que pode contribuir para a decolonialidade na formação de professores de PLAc.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Gasparini, E., & Higor de Lima, H. . (2020). Análise do discurso e formação de professores de português como língua de acolhimento. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 20(1), 131–151. https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.169