Emoções de formadores/as de professores/as no estágio supervisionado
Uma reflexão colaborativa e decolonial
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.406Keywords:
emoções, estágio, colonialidade, formação do formadorAbstract
Neste artigo, apresentamos reflexões sobre um trabalho colaborativo realizado por nós (três docentes de duas universidades federais brasileiras) na disciplina de Estágio Supervisionado 1 de uma universidade pública no sudeste do país. A partir de material empírico gerado através de um diário reflexivo compartilhado e de conversas em um grupo de WhatsApp, exploramos, mais especificamente, as maneiras em que nossas emoções foram sendo transformadas ao longo do semestre em que o estágio aconteceu, bem como as formas com que buscamos lidar com elas quando confrontados com situações adversas. Nossas reflexões nos levaram à compreensão de que vivenciamos tensionamentos complexos entre sentimentos de medo e angústia, por um lado, e esperança e empatia, por outro. Ao discutir estes resultados, ponderamos sobre como nosso sentir e agir estava atravessado pela colonialidade, bem como pelo desejo de romper com ela.
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