Relações entre emoções docentes e ensino de linguagens durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.409Keywords:
Emoção, reflexao, linguagem, teaching, pandemicAbstract
Este artigo fundamenta-se nos conceitos de emoção, reflexão e conversação à luz do quadro teórico da Biologia do Conhecer para investigar as emoções atreladas às experiências de ensino de linguagens de docentes de um Instituto Federal, durante a pandemia da Covid-19. Nesse sentido, este estudo reporta resultados parciais de uma pesquisa em andamento acerca da maneira como as emoções de professores se relacionaram com as tecnologias digitais na pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise interpretativa de um dos instrumentos utilizados na pesquisa, o questionário inicial, com base na Análise de Conteúdo. A partir das análises e discussões dos resultados, observou-se alguns fatores que contribuíram para um determinado emocionar docente na pandemia, tais como: as relações entre os docentes e os estudantes; as relações com a instituição e com a formação continuada; as consequências da pandemia na saúde emocional dos professores. Essas relações contribuíram para a predominância de emoções associadas a: medo, ansiedade, exaustão, desânimo e frustração. Esses resultados parciais da pesquisa ratificam que o emocionar patriarcal, que fundamenta a cultura política das emoções contemporâneas, limita a expansão das relações de ensino-aprendizagem otimizadas e que é premente falar e agir sobre ele nos espaços educacionais.
References
ANDRADE NETA, N. F. La gustatividad en la formación docente: un fenómeno afectivo emergente. Revista electrónica de Investigación Educativa. v. 18, n.2, 2016.
Coautor, 2010.
Coautor, 2014.
Coautor, 2019.
Coautor. 2022
Coautor; Coautor, 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis. “Pedagogia do vírus”: gênero e trabalho: experiências visibilizadas de professoras de Espanhol em tempos de pandemia no Sul global”. Revista Leia Escola, v. 22. n.1. abril, 2022.
CLANDININ, J & CONNELLY, M. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitative. Trad. MARIANI, Fábio; MATTOS, Magda. Uberlândia: EDUFU, 2015.
COELHO, Hilda Simone Henriques. Experiências, emoções e transformações na educação continuada: um estudo de caso. 2011. 175 fl. Tese de doutorado em Estudos Linguísticos. Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
GESTRADO. Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente. Base de dados. Docência na Educação Básica em tempo de pandemia. Belo Horizonte, UFMG, 2020. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2021/09/TRABALHO-DOCENTE-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA-3108-compactado.pdf. Acesso em: 17 de jun. 2023.
Autor; Coautor. 2021.
MATURANA, Humberto. Ontologia del conversar. Revista Terapia Psicológica. Ano VII, nº 10, 1988. s/p
MATURANA, Humberto. Conversações Matrísticas e Patriarcais. In.: MATURANA, Humberto; VERDEN-ZOLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 1993.
MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis de. Formação Humana e Capacitação. Petrópolis, RJ: Vozes: 2000.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro e Victor Paredes. 2.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MICCOLI, L. S.; LIMA, C. V. A. Experiência em sala de aula: evidência empírica da
complexidade no ensino e aprendizagem de LE. Revista Brasileira de Linguística
Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 49-72, 2012.
SIBILIA, Paula. Entre redes e paredes: enseñar y aprender en la cultura digital. In.: LUGO, Maria Teresa (coord.). Entornos Digitales y políticas educativas: dilemas y certezas. 1ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación IIPE-Unesco, 2016. p. 200-224.
SILVA, Francielle Ferreira. As emoções no processo de formação inicial de
licenciandos em Espanhol na UESC. 115 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguagens e Representações) Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), Ilhéus, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.