Problematizando identidades de gênero e sexualidade a partir de narrativas de uma professora de línguas
Keywords:
Identidade homossexual, narrativas, educação linguística.Abstract
Neste texto, buscamos problematizar questões relativas a identidades de gênero e sexualidade, a partir da interpretação das narrativas de Bete, uma professora que se identifica como homossexual e ministra aulas de língua portuguesa e espanhola para alunos/as do ensino fundamental e médio da rede pública, no interior do estado de Goiás. O material empírico que informa este estudo foi gerado a partir da interlocução da participante com a autora deste texto, que possuía um roteiro semiestruturado de perguntas motivadoras à experiência de vida contada. Para a problematização, apoiamos na perspectiva crítica de Linguística Aplicada, área de conhecimento que, em função do seu caráter inter/transdisciplinar, interage com outras relevantes à discussão sobre questões de gênero e sexualidade. Nossas reflexões evidenciam a presença de concepções essencialistas e aprisionadas (MOITA LOPES, 2016) acerca de gênero e sexualidade, em diferentes âmbitos da sociedade, inclusive na sala de aula. Esses sentidos incidem sobre a criação e manutenção de estereótipos e preconceitos que produzem sofrimento humano e invalidam determinados modos de ser, de conhecer e de pensar o/no mundo. Urge, então, incitar a leitura/escuta social de narrativas, enquanto alternativa de se fazer Linguística Aplicada, para trazer à tona o debate sobre aspectos heterogêneos das identidades humanas em contextos situados, na tentativa de promover a equidade e a cidadania daqueles/las que não se identificam com a inteligibilidade cultural das normas de gênero (BUTLER, 2017; BENTO, 2010).
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