A dimensão afetiva na aprendizagem da escrita
uma análise de artigos publicados em biblioteca digital
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v23i3.421Palavras-chave:
Afetividade, Escrita, Revisão Sistemática de Literatura (RSL)Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender o tratamento dado à dimensão afetiva da escrita com base nos artigos publicados em uma biblioteca digital de divulgação científica. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho exploratório e bibliográfico em que foi adotado o método de Revisão Sistemática da Literatura (RSL). O corpus de análise é formado por quatro artigos científicos encontrados no acervo do Portal de Periódicos Capes, publicados entre 2012 e 2022, e que tratam da relação afetividade-escrita. Os resultados da pesquisa revelam predomínio de periódicos e pesquisadores da região Sudeste do Brasil, bem como a publicação de trabalhos nos anos de 2013, 2014, 2018 e 2021. Quanto às perspectivas teórico-metodológicas, entre outras, fazem-se presentes contribuições de Vigotski, Wallon e Freire; em geral, o uso de objetos de estudo nas pesquisas é misto. De forma mais específica, todos os trabalhos explicitam a importância da afetividade no ensino da escrita, em diferentes contextos de ensino-aprendizagem. Face aos resultados, a presente pesquisa destaca a necessidade de mais estudos no campo afetividade-escrita bem como a importância de criar ambientes educacionais emocionalmente enriquecedores para o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças em todo o país.
Referências
DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge Arthur Peçanha de Miranda; BITTENCOURT, Ig Ibert. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática de Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin et al. (Org.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020. p. 1-26. Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2/. Acesso em: 21 out. 2022.
DOMINICI, Isabela Costa; GOMES, Maria de Fátima Cardoso; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. “Por que aprender a ler?”: afeto e cognição na Educação Infantil. Pro-posições, Campinas, v. 29, n. 3 (88), p. 15-40, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656389. Acesso em 06 fev. 2023.
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. Os jovens e as afetivas alegrias: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. especial, p. 304-320, out./dez. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/53520. Acesso em: 06 fev. 2023.
FERRAREZI JR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Como classificar as pesquisas?. In: GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. cap 4, p. 41-57.
MAGRIN, Maria Isabel Donnabella; LEITE, Sérgio Antonio da Silva. Infância Vulnerável e Sucesso na Leitura e Escrita: histórias possíveis. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 871-886, jul./set. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/38696. Acesso em: 06 fev. 2023.
OLIVEIRA, Rogério Soares de. Afetividade e produção escrita: uma análise a partir da produção científica do PROFLETRAS. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 6, p. 164-176, mar. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2127. Acesso em: 09 jan. 2023.
ORLANDO, Isabela Ramalho; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Formação de leitores: a dimensão afetiva na mediação da família. Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 22, n. 3, p. 511-518, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ZngtXZFK36yyZ5GNv6zg6HP/?lang=pt. Acesso em: 09 jan. 2023.
OSTI, Andréia; BRENELLI, Rosely Palermo. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 18, n. 3, p. 417-426, set./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/94kQHvKqw67V8PGtBXHfW4n/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2023.
TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise a partir da realidade escolar. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 524-544, maio/ago. 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8423. Acesso em: 06 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gláuks - Revista de Letras e Artes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.