Experiência de ensino da língua portuguesa por meio de gêneros discursivos para uma estudante surda do ensino superior

Autores

  • Michelle Nave Valadão Universidade Federal de Viçosa
  • Giovana Berbert Lucas Universidade Federal de Viçosa
  • Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves Universidade Federal de Viçosa
  • Idalena de Oliveira Chaves Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Libras, Língua Portuguesa, Bilinguismo, Surdez

Resumo

Para os surdos brasileiros, a proposta de educação bilíngue visa oportunizar-lhes a aquisição de duas línguas, a Língua de Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa. Para isso, a primeira deve ser adquirida como língua materna, a fim de que se constitua na base do desenvolvimento linguístico do surdo, permitindo o desenvolvimento da língua escrita como segunda língua, bem como o acesso e construção dos demais conhecimentos. No país, tal proposta foi legalmente regulamentada há cerca de dez anos e, portanto, ainda é comum encontrarmos surdos cujo contato com a Libras aconteceu tardiamente, apenas na idade adulta. A partir dessa problemática, este artigo propõe apresentar experiências referentes a um trabalho de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa escrita para uma estudante surda do Ensino Superior, com aquisição tardia da Libras. As atividades propostas utilizam-se dos gêneros discursivos, conforme Bakhtin (1997), e do modelo de sequência didática proposto por Dolz e Schneuwly (2004) para o ensino e aprendizagem do gênero relatório. A metodologia foi qualitativa, baseada em um estudo de caso com a descrição das metodologias elaboradas para atender as necessidades identificadas ao longo do processo. Os resultados iniciais apontam que, embora a estudante surda tenha apresentado contato tardio com a Libras, ela demonstra avanços na aquisição da Língua Portuguesa, na modalidade escrita. Diante desses resultados, concordamos com a importância de iniciativas que promovam o ensino e aprendizagem do português para os sujeitos surdos, por meio de práticas sociais de uso da escrita.

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Publicado

2018-05-19

Como Citar

Valadão, M. N., Lucas, G. B., Alves, S. D. A. W., & Chaves, I. de O. (2018). Experiência de ensino da língua portuguesa por meio de gêneros discursivos para uma estudante surda do ensino superior. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 17(01), 78–96. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/5