Por uma postura decolonial na formação docente e na educação linguística: conversa com Tânia Rezende
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.161Keywords:
postura decolonial, formação docente, educação linguísticaAbstract
Em novembro de 2019, o Grupo de Estudos Transição, ligado aos Grupos de Pesquisa do Direto?rio do CNPq Formac?a?o de Professoras/es de Li?nguas e Rede Cerrado de Formac?a?o Cri?tica de Li?nguas, promoveu uma roda de conversa com a Profa. Tânia Ferreira Rezende, que contou com a presença de membros do Obiah: Grupo de Estudos Interculturais Decoloniais da Linguagem. A conversa teve duração de três horas, mas aqui trazemos um recorte das discussões referentes à formação docente e à educação linguística. A proposta da roda de conversa foi motivada pelas problematizações sobre decolonialidade construídas por Tânia Rezende em diferentes espaços – acadêmicos ou não – no Centro-Oeste brasileiro. Tais problematizações têm fomentado novas indagações e desestabilizações para nossas práticas formativas no âmbito da Linguística Aplicada Crítica, que gostaríamos de ver ecoadas no restante do Brasil.
References
BORELLI, Julma Dalva Vilarinho Pereira. O estágio e o desafio decolonial: (des)construindo sentidos sobre a formação de professores/as de inglês. 2018. 222f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario Trindade. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval Franco; ARAÚJO, Vanessa de Assis. (Org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011a. p. 128-140.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario Trindade. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética?. In: JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Zeggio; HALU, Regina Célia. (Org.). Formação “desformatada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes Editores, 2011b. p. 279-303.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. São Paulo: Intermeios, 2015.
REZENDE, Tânia Ferreira. Políticas de apagamento linguístico em contexto brasileiro. In: BARROS, Débora Magalhães de; SILVA, Kleber Aparecido; CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina. (Org.). O ensino em quatro atos: interculturalidade, tecnologia de informação, leitura e gramática. Campinas: Pontes, 2015. p. 63-77.
REZENDE, Tânia Ferreira. Posfácio. In: SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Colaboração e crítica na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. Campinas: Pontes Editores, 2017. p. 279-289.
REZENDE, Tânia Ferreira. Como dialogar em meio à turbulência das lutas narrativas? Goiânia-GO: Obiah: Grupo de Estudos em Cosmolinguística, 2019a. p. 1-11. Manuscrito não publicado.
REZENDE, Tânia Ferreira. Os compromissos da Sociolinguística. Goiânia-GO: Obiah: Grupo de Estudos em Cosmolinguística, 2019b. p. 1-15. Manuscrito não publicado.
REZENDE, Tânia Ferreira; LIMA, Hildomar José de. Base Nacional Comum Curricular: diretrizes para a sustentação da colonialidade da linguagem. In: SILVA, Kleber Aparecido da; XAVIER, Rosely Perez. A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de língua portuguesa. São Paulo: Pontes, no prelo.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política, para um novo senso comum. Porto: Afrontamentos, 2006.
SILVA, Leosmar Aparecido da. As bases corporais da gramática: um estudo sobre conceptualização e metaforização no português brasileiro. 2012. 284f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Práticas problematizadoras e de(s)coloniais na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. 2016. 239f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.