Por uma postura decolonial na formação docente e na educação linguística: conversa com Tânia Rezende
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.161Palavras-chave:
postura decolonial, formação docente, educação linguísticaResumo
Em novembro de 2019, o Grupo de Estudos Transição, ligado aos Grupos de Pesquisa do Direto?rio do CNPq Formac?a?o de Professoras/es de Li?nguas e Rede Cerrado de Formac?a?o Cri?tica de Li?nguas, promoveu uma roda de conversa com a Profa. Tânia Ferreira Rezende, que contou com a presença de membros do Obiah: Grupo de Estudos Interculturais Decoloniais da Linguagem. A conversa teve duração de três horas, mas aqui trazemos um recorte das discussões referentes à formação docente e à educação linguística. A proposta da roda de conversa foi motivada pelas problematizações sobre decolonialidade construídas por Tânia Rezende em diferentes espaços – acadêmicos ou não – no Centro-Oeste brasileiro. Tais problematizações têm fomentado novas indagações e desestabilizações para nossas práticas formativas no âmbito da Linguística Aplicada Crítica, que gostaríamos de ver ecoadas no restante do Brasil.
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