A imigração na sala de aula: uma análise sobre a convivência entre diferentes
DOI:
https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.186Keywords:
interculturalidade, imigração, formação de professores, espanhol língua estrangeiraAbstract
O presente artigo é parte de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) através do Programa PIBIC/UFV[1], e buscou analisar, a partir da perspectiva intercultural, como se deram a convivência e as trocas linguísticas e culturais entre um aluno venezuelano e seus colegas e professores em uma escola da cidade de Viçosa/Minas Gerais. Para isso, fez-se uma extensa pesquisa bibliográfica baseando-se em autores como Assis (2018), Freire (2011), Paraquett (2010) e Goenechea (2008), observou-se a realidade escolar com anotações em cadernos de campo e aplicou-se questionários tanto ao aluno venezuelano quanto aos seus colegas e professores brasileiros, tratando-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativista. A partir das análises dos dados, identificou-se uma constante exclusão do aluno estrangeiro, visto que os brasileiros pouco se comunicavam com ele, bem como a dificuldade das professoras participantes em atuar nas distintas situações que esse contexto apresenta. No presente artigo, apresentaremos os resultados da pesquisa na categoria de análise “convivência”, refletindo sobre a imigração, a presença de alunos estrangeiros em sala de aula e a formação de professores.
[1] Agradecemos ao CNPQ pelo financiamento da pesquisa.
References
ASSIS, Joziane Ferraz de. “Eu, caçadora de mim”. O percurso de formação de uma professora de espanhol. 2018. 212 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2018.
BRANDALISE, Vitor Hugo. Autista não: imigrante. Estadão. São Paulo, 19 mar. 2017. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,autista-nao-imigrante,70001705273>. Acesso em: 11 de outubro de 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 142 p.
GOENECHEA, Cristina Permisán. Análisis de la presencia de la cultura de origen de los menores inmigrantes en el sistema educativo andaluz. Congreso Internacional Infancia en Contextos de Riesgo. Huelva/Espanha, p. 1066-1075, 2014.
GOENECHEA, Cristina Permisán. ¿Es la formación del profesorado la clave de la educación intercultural? Revista Española de Pedagogia. Madrid: Universidad Internacional de La Rioja, v. LXVI, n. 239, p. 119–136, janeiro/abril, 2008.
PARAQUETT, Marcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Espanhol. Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2010. 292p. p. 137-156. (Coleção Explorando o Ensino).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Gláuks - Revista de Letras e Artes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.