A imigração na sala de aula: uma análise sobre a convivência entre diferentes

Autores

  • Joziane Assis UFV
  • Thaiana Dias Rede estadual de educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.186

Palavras-chave:

interculturalidade, imigração, formação de professores, espanhol língua estrangeira

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) através do Programa PIBIC/UFV[1], e buscou analisar, a partir da perspectiva intercultural, como se deram a convivência e as trocas linguísticas e culturais entre um aluno venezuelano e seus colegas e professores em uma escola da cidade de Viçosa/Minas Gerais. Para isso, fez-se uma extensa pesquisa bibliográfica baseando-se em autores como Assis (2018), Freire (2011), Paraquett (2010) e Goenechea (2008), observou-se a realidade escolar com anotações em cadernos de campo e aplicou-se questionários tanto ao aluno venezuelano quanto aos seus colegas e professores brasileiros, tratando-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativista. A partir das análises dos dados, identificou-se uma constante exclusão do aluno estrangeiro, visto que os brasileiros pouco se comunicavam com ele, bem como a dificuldade das professoras participantes em atuar nas distintas situações que esse contexto apresenta. No presente artigo, apresentaremos os resultados da pesquisa na categoria de análise “convivência”, refletindo sobre a imigração, a presença de alunos estrangeiros em sala de aula e a formação de professores.

 

[1] Agradecemos ao CNPQ pelo financiamento da pesquisa.

Biografia do Autor

Thaiana Dias, Rede estadual de educação de Minas Gerais

Thaiana Oliveira Dias é graduada em Letras Português-Espanhol pela UFV. Atualmente é professora de português na rede estadual de ensino na cidade de Viçosa/MG, além de tradutora de espanhol e revisora de português. Tem experiência em ensino de espanhol em curso de línguas como atividade de extensão e no PIBID de português, ambos durante a graduação.

Referências

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Assis, J., & Oliveira Dias, T. (2020). A imigração na sala de aula: uma análise sobre a convivência entre diferentes. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 20(1), 152–171. https://doi.org/10.47677/gluks.v20i1.186