Experiências De Desenvolvimento Profissional Internacional De Professoras Mexicanas De Inglês No Canadá

Uma Análise Narrativa

Autores

  • John L. Plews Saint Mary’s University
  • Yvonne Breckenridge University of Alberta
  • Maria-Carolina Cambre University of Alberta
  • Gilmar M. F. Fernandes Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de L2, Investigação Narrativa, Experiências profissionais no Canadá

Resumo

Esta investigação interpreta as experiências de participantes de um programa de desenvolvimento profissional internacional de professoras mexicanas de inglês, como monitoras de língua espanhola no Canadá. Devido ao caráter de laissez-faire de tal programa e que as professoras mexicanas de inglês deviam ensinar espanhol e não inglês, buscamos compreender o desenvolvimento das participantes enquanto elas viveram essas experiências e identificar fatores curriculares relevantes na elaboração do programa. Nossa trama narrativa, das experiências das duas participantes, ecoa os contos "A Princesa e a ervilha" e "Cinderela": o primeiro conto relata a busca pelo reconhecimento do mérito autêntico; o segundo é sobre o surgimento da habilidade e confiança inerentes. Fatores que influenciam no sucesso do programa incluem imersão cultural, horários de trabalho, interações com professores locais, moradia familiar profissional, participação ativa nas aulas, tempo para reflexão, papéis impostos, afirmação de identidade profissional e (a falta de) atenção ao desenvolvimento linguístico.

Downloads

Publicado

2018-05-19

Como Citar

Plews, J. L., Breckenridge, Y., Cambre, M.-C., & Fernandes, G. M. F. (2018). Experiências De Desenvolvimento Profissional Internacional De Professoras Mexicanas De Inglês No Canadá: Uma Análise Narrativa. Gláuks - Revista De Letras E Artes, 17(01), 114–143. Recuperado de https://revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/7